Vitamina D não é só para Osteoporose

March 22, 2023

A vitamina D é um nutriente vital para a saúde humana, e nós estudamos ela desde 2010, principalmente para auxiliar os médicos. Na época, a dose normal de uso era 200ui dia, geralmente associada com carbonato de cálcio, porque só prescreviam ela para tratar osteoporose.

Infelizmente, muitas pessoas não têm níveis adequados desta vitamina em seu corpo. podendo levar a vários problemas de saúde, incluindo doenças ósseas, debilidade muscular e imunológica, e até mesmo doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas.

A exposição ao sol é a principal fonte de vitamina D para o corpo humano, pois a pele possui uma enzima que é capaz de produzir a vitamina quando é exposta aos raios UV do sol. No entanto, muitas pessoas não passam tempo suficiente ao ar livre, especialmente durante os meses de inverno, o que pode levar a níveis insuficientes desta vitamina. E quando chega o verão, só se expõem com fotoproteçao, e assim a conta não fecha. O grande truque para aumentar a sua vitamina D está mais abaixo no texto!

A absorção de vitamina D pode ser diminuída em pessoas com obesidade, pois a gordura corporal pode se ligar à vitamina e impedi-la de ser distribuída para a corrente sanguínea pelo corpo. Isso também pode contribuir para a alta taxa de deficiência de vitamina D entre os brasileiros, pois o Brasil é um país onde 65% da população está com sobrepeso, segundo dados atualizados do Ministério da Saúde.

Os níveis aceitáveis de Vitamina D, também conhecida como 25-OH-D ou Colecalciferol, é de 30 ng/ml, e recentemente foi reduzido para 20 ng/ml, o que é um absurdo. Nestes níveis, o organismo está desprotegido e você precisará usar mais medicamentos, segundo diversas pesquisas internacionais. Os níveis ideais de Vitamina D ficam entre 50 e 70 ng/ml, e é melhor estar com ela em alta do que em baixa, sempre mantendo o Cálcio dentro dos seus limites.

Tendo uma quantidade correta de Vitamina D no seu corpo, você:

  1. Fortalece os seus ossos: A vitamina D é importante para a saúde óssea, pois ajuda o corpo a absorver o cálcio e o fósforo, dois minerais essenciais para a saúde dos ossos. Sem níveis adequados de vitamina D, o corpo não consegue absorver o cálcio e o fósforo de maneira eficiente, o que pode levar a doenças ósseas como raquitismo e osteoporose.
  2. Melhora a imunidade: A vitamina D também tem efeitos imunomoduladores, o que significa que pode ajudar o sistema imunológico a funcionar de maneira mais eficiente. Isso pode ajudar a prevenir doenças e infecções.
  3. Reduz risco de doenças crônicas: Estudos também sugerem que a vitamina D pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e até mesmo certos tipos de câncer.
  4. Melhora a saúde mental: Alguns estudos também sugerem que a vitamina D pode ter efeitos positivos sobre a saúde mental, incluindo a prevenção da depressão e a melhora da função cognitiva.

A reposição de Vitamina D pode ser realizada em cápsulas normais, cápsulas oleosas e em gotas, sempre lembrando que ela não será absorvida embaixo da língua, mas no trato gastro-intestinal, e a dose usual hoje em dia é de 1000 a 10000 ui/dia, para atingir os níveis ótimos.

Surpreendentemente, mesmo em um país tropical como o Brasil, a deficiência de Vitamina D é alarmante. Isso pode ser devido a vários fatores, incluindo:

  • Muito cálcio na alimentação
  • Pouco magnésio na alimentação
  • Falta de outros antioxidantes no corpo

Os níveis de Vitamina D no corpo são regulados pela produção e consumo da mesma, obviamente, e o organismo se protege de hipercalcificação. Então, quando cálcio está muito alto, há resposta negativa da produçào de Vitamina D, deixando seus níveis mais baixos e criando outros riscos ainda mais severos.

O tratamento neste caso é com Magnésio, que é um mineral muito incomum na alimentação dos brasileiros e que compete com o cálcio. Resumindo, o consumo de Magnésio reduz níveis de Cálcio e favorece termos mais Vitamina D.

Essas informações não substituem a orientação com profissional de saúde habilitado. Evite automedicação e auto-suplementação.

Você precisa de ajuda para suplementar a sua vitamina D, K2 e Magnésio? Entre em contato com o nosso time clicando abaixo!

Chamar whatsapp Fitonfarma



Preencha os dados indicados para fazer seu pedido. Na sequência entraremos em contato para confirma entrega e formas de pagamento do produto escolhido.

Obrigado por efetuar seu pedido. Entraremos em contato para confirmar a compra do seu produto!
Opa, parece que houve algum erro. Preencha todos os dados corretamente e tenta mais uma vez.
Dra. Eliane Aranovich

Farmacêutica Responsável
CRF/RS 1720

DICAS RECENTES

TECNOLOGIA AVANÇADA

A Fitonfarma possui laboratório de manipulação com tecnologia de ponta. Oferecemos a você o mais alto padrão de qualidade e excelência.

Tratamentos Sofisticados

Os tratamentos oferecidos na Fitonfarma visam melhorar a expectativa de vida e contribuir com a sua saúde e a da sua família.

Atendimento Especializado

Na Fitonfarma você tem a sua disposição profissionais capacitados para sanar todas as dúvidas e orientar sobre os melhores produtos.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

*Medicamentos de controle especial não podem ser solicitados por via remota, conforme Port. 344/98 e RDC 44/2009. Por favor traga sua receita na Fitonfarma para realizar seu pedido.

Obrigado! Sua mensagem foi encaminhada com sucesso e deverá ser respondida em breve.

Oops! Algo inesperado ocorreu.. Por favor tente novamente e caso persista o erro por favor nos contate por telefone.